Blog

Eventos

3º COPENE NORDESTE 2021

Por: ABPN

Quanto à logomarca utilizamos um dos símbolos Adinkra. Os adinkra representam um conjunto de ideogramas estampados principalmente em tecidos e adereços e esculpidos em madeira ou em peças de ferro, como se fossem carimbos. Segundo DANZA (2009) a origem dos Adinkra está associada aos povos Akan, especialmente os de etnia Asante, localizado na África Ocidental, que compreende a região, na qual se localizam os países de Gana, Burkina Faso e Togo, também conhecida como “Costa do ouro”. Os símbolos podem ter nomes e significados relacionados a um vegetal, a fatos históricos, como cerimonias, tal como casamento, assim como podem se relacionar aos comportamentos dos humanos ou a uma característica de um determinado animal.

Deste modo, acreditamos que o símbolo representa a luta da população negra e o reconhecimento das muitas vezes que precisamos dar um passo atrás para recomeçar e seguir a jornada como mais determinação. Desse modo, negros e negras, com os olhos nos esforços empreendidos pelos ancestrais segue em busca de uma sociedade que reflita de forma equânimes os anseios da diversidade que compõe a sociedade brasileira.

<p dir="ltr" style="box-sizing: border-box; margin-top: 0px; margin-bottom: 1rem; color: rgb(33, 37, 41); font-family: -apple-system, BlinkMacSystemFont, " segoe="" ui",="" roboto,="" "helvetica="" neue",="" arial,="" "noto="" sans",="" sans-serif,="" "apple="" color="" emoji",="" "segoe="" ui="" symbol",="" emoji";="" font-size:="" 16px;="" text-align:="" justify;"="">https://www.copenenordeste2021.abpn.org.br/

COMPARTILHAR
"
menu