Blog

Eventos

PROJETO ALMA AFRICANA

Por: Robson Anselmo

Desde o dia 27 de maio o INSTITUTO BRAÇOS-IB está desnvolvendo oficinas formativas com professores e alunos do Colégio Estadual John Kennedi, em Aracaju , que somente concluirá  o dia 14 de junho.

No ínico do ano letivo o professor doutor, Evanilson França, coordenador do Projeto procurou o IB para propor parceria para o desenvolvimento do Projeto Alma Africana, que a escola já o executa há mais de dez anos e, neste edição, solicitou o apoio para a reealização das oficinas.

Por uma  demanda grande, além dos braços do Instituto Braços, buscamos o apoio de parceiros e parceiras, homens e mulheres negras  que há muito atuam  em seus espaços de denúncia e enfrentamento ao racismo, e ampliamos em muito a capacidade inicial de atendermos a escola com a qualidade que a escola tem imprimido na realização do projeto.

Nesse período já foram realizadas as seguintes oficnas: Maculelê-arte e técnica de resistência( Milton Leite); Os cheiros e os sabores da cozinha diaspórica(Sandra Sena); Saúde da População Negra: dramas e tramas das políticas públicas(Roberto Lacerda); O racismo em preto e branco: a produçãode inexistências (Maria Batista); Os jogos da família Mankala e o compartilhamento como modo de vida(Gláucia Bonfim); A sensibilidade Ubuntu: "Nós por nós" (Yérsia Souza); Movimentos negros brasileiros e a luta contra a extinção dos descendentes de Palmares(Bruno Edwuin); A Identidade negra numa sociedade racista: obstáculos à sua construção(Maira da Conceição); O/A Negro/a e a cultura do esporte(Jefferson Santos); A Capoeira: a arte e técnica de resistência( Wellington de Jesus Bonfm); Os valores afro-brasileiros concetando-nos ao Continente negro(Maria Batista, Edneia Tavares e Daniela Barreto). A última oficina será no dia 14 de junho e terá como facilitadora a professora Tereza Martins, cujo tema é O Terror original: a esvravização do povo negro.

O PROJETO ALMA  AFRICANA está nos passos iniciais nesta edição. Pois, há muitas atividades a serem desenvolvidas ao longo do ano letivo e a grande celebração será em novembro em referência ao Dia da Consciência Negra.

COMPARTILHAR
"
menu