Blog

Cursos

CURSO PREPARATÓRIO PARA SELEÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO PARA NEGROS E INDÍGENAS

Por: Tereza Cristina Santos Martins

A aprovação de cotas nos cursos de Pós-Graduação da UFS trouxe como requisição o desenvolvimento de ações voltadas para a concretização e o fortalecimento do Programa de Ações Afirmativas da UFS. A formação de sujeitos sociais com capacidade de ingressarem nos espaços conquistados por lutas históricas dos Movimentos Sociais é importante para os desafios de fortalecimento da democracia e de enfrentamento do racismo estrutural e institucional. Nessa perspectiva, o CURSO PREPARATÓRIO PARA SELEÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO é uma iniciativa com a   finalidade de contribuir para a efetivação das cotas na Pós-Graduação, principalmente quando observamos as dificuldades que negras, negros, indígenas e quilombolas têm no acesso à educação de nível superior e de Pós-Graduação. Dificuldades evidenciadas no fato de alguns cursos da UFS não terem conseguído preencher as vagas destinadas às cotas nos cursos de Pós-Graduação.
Diante do quadro de dificuldades, o Grupo de Estudos e Pesquisas em Trabalho, Questão Social e Movimento Social – GETEQ, o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas - NEABI e o Coletivo de Estudantes Negros Beatriz Nascimento – CNBN somam esforços para desenvolver, através de uma ação de extensão, o curso com orientações gerais sobre o processo de seleção da Pós-Graduação. A perspectiva é a de contribuir para a inserção de negras/os, indígenas e quilombolas na pós-graduação tendo em vista a necessidade de efetivação das ações afirmativas na UFS e nas demais universidades públicas do Brasil.
.               PÚBLICO ALVO: Graduadas/os em Instituições de Ensino Superior (IES) que sejam negras/os (pretas/os e pardas/os), indígenas e quilombolas e estudantes negras/os (pretas/os e pardas/os), indígenas e quilombolas que estejam em fase de conclusão de curso.
 CRITÉRIOS PARA SELEÇÃO: O curso ofertará 100 vagas com inscrição direta no sigaa e serão destinadas exclusivamente para Negras/os (pretas/os e pardas/os), indígenas e quilombolas. As/os candidatas/os às vagas do curso deverão, no ato da inscrição, anexar uma foto que não poderão ser tiradas de boné, chapéu, óculos escuros ou qualquer acessório que dificulte ou não permita sua identificação. Candidatos/as quilombolas deverão anexar documento da Associação e/ou organização quilombola atestando o seu pertencimento à comunidade. Estudantes em fase de conclusão devem comprovar através, anexando histório escolar. O aceite da matrícula está condicionado ao cumprimento e comprovação dos critérios pré-estabelecidos.
 DAS VAGAS: Geograficamente as vagas serão distribuídas com os seguntes percentagens: Região Nordeste - 80%, sendo 60% reservadas para o Estado de  Sergipe e 20% para os demais estados; Região Norte - 10%. As demais vagas poderão ser destinadas às demais regiões do país.
COMPARTILHAR
"
menu