Blog

Campanhas

Aldeia Escola Floresta

Por: Robson Anselmo

A Aldeia-Escola-Floresta é uma iniciativa da comunidade Tikmũ’ũn_Maxakali da Aldeia Hãmkãĩm, que vive hoje em um espaço provisório no município de Ladainha-MG. 
As mais de 90 famílias que compõem a comunidade, junto com suas principais lideranças Sueli Maxakali e Isael Maxakali - mestres-professores, artistas, cineastas -, lutam hoje para conquistar uma terra onde possam construir seu bem-viver e garantir  alegria e dignidade para seus filhos. Nessa terra futura darão seguimento ao sonho da Aldeia-Escola-Floresta, um projeto que visa a organização de encontros periódicos de pajés para formação de novos especialistas da cultura, a estruturação de mutirões para abertura de roças e reflorestamento, além de oficinas para produção audiovisual e de arte indígena contemporânea.
No contexto dos gravíssimos ataques em curso contra os direitos indígenas, tornou-se urgente organizar iniciativas autônomas para garantir a conquista dessa terra para a comunidade Hãmkãĩm, além dos recursos necessários para a estruturação dessas iniciativas. Por essa razão estão construindo uma série de ações em parceria com uma ampla rede de aliados: artistas e lideranças indígenas, o movimento Teia do Povos, pesquisadores e agentes culturais não-indígenas. Nossa primeira empreitada é uma campanha de financiamento coletivo para criação desse fundo. Nos próximos dias lançaremos a página dessa campanha, com várias possibilidades de doação, além de uma programação de debates e ações artísticas.
As sementes da Aldeia-Escola-Floresta Tikmũ’ũn_Maxakali estão sendo lançadas e você pode fazer com que elas brotem, criem raízes, cresçam e se multipliquem!
Espalha a palavra, construa essa campanha, apoie ativamente, amplie essa rede de solidariedade ativa!
Os yamiyxop, povos-espírito da floresta, precisam de uma terra para cantar!
Aldeia-Escola-Floresta é um sonho para a dignidade do povo Tikmũ’ũn_Maxakali!
#maxakali #tikmuun #aldeiaescolafloresta
#terraparaosyamiyxop
#povosindigenas #direitosindigenas
#arteindigenacontemporanea #cinemaindigena
#indigenouspeople
COMPARTILHAR
"
menu